terça-feira, 3 de julho de 2007

Que alegria!


qMotu proprio sobre a ´Missa Antiga` sairá em 7 de Julho
Paul Badde, www.kath.net/DieWelt
O documento pelo qual o Papa Bento XVI vai dar liberdade à antiga liturgia tridentina, numa decisão unilateral (lat.:"motu proprio") para toda a Igreja Católica, foi distribuído nesta quarta-feira para cerca de 30 Bispos de todo o mundo na Sala Bologna do Palácio Apostólico do Cardeal Secretário de Estrado, Tarcisio Bertone.
Os Bispos foram convidados pelo Vaticano. No final da entrega do documento, que foi acompanhado com uma carta, o próprio Bento XVI apareceu. Não houve nenhuma discussão sobre a decisão. O documento tem três páginas e traz uma mudança significativa para a celebração da Missa.
A carta de acompanhamento tem 4 páginas. Da Alemanha, foi convidado o Cardeal Lehmann, o presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha. Essa atitude demonstra, pelo próprio comportamento do Papa, que os Bispos foram contemplados pelo princípio de colegialidade, pois o próprio Papa lhes deu o documento, antes de divulgar à imprensa ou qualquer outro veículo mediático.
O conteúdo completo do documento será publicado em 7 de julho. A explicação contida na carta de acompanhamento trata da unidade do Rito romano. Um rito que será dividido em ordinário e extraordinário e que devem coexistir.
A forma ordinária será o novo Rito, que Paulo VI publicou em 1969. Como forma extraordinária permanece apenas o Rito Latino, publicado por João XXIII em 1962, o "Missale Romanum", cujos fundamentos foram sedimentados com o Concílio de Trento (1545 – 1563).


(tradução nossa do original em alemão)

Badde, Paul - www.kath.net/DieWelt - "Motu proprio sobre a ´Missa Antiga` sairá em 7 de Julho" MONTFORT Associação Cultural



Nenhum comentário: