Esses dias em que temos a presença do Santo Padre no Brasil, nós catolicos sentimos ainda mais esse clima que paira ameaçador sobre nós, nossa dorida razão atacada por todos os trabalhos que esses ultimos séculos se intensificaram para aprisionar a imagem da igreja á uma instituição puramente assistencialista e utilitarista, justificando assim a existência da religião católica, confundindo o sentido da própria caridade e infundindo no resto do mundo um louvor pela igreja assistencialista e nada mais.
Para a "modernité libertaire" quem há de precisar de igreja senão os sofridos, os pobres, os drogados, os famintos, os doentes? enquanto todos os que não se encontram nessas condições (lamentaveís de certo) estão vivendo num mundo laico que é cor de rosa. Ai daquele que não for sofrido, doente, drogado e se dignar a participar do credo catolico! ele é um anormal, longe do mundo do laicismo que é cor de rosa! ele é um irracional!
A modernidade só perdoa e enxerga na igreja emoções. despreza tudo o que não celebra e não cabe na moral utilitarista. desejam uma igreja católica só para se ter onde depositar esses restos de civilização que não encontrou consolo e utilidade no mundo cor de rosa do laicato. Ah os irrecuperáveis e irreconciliáveis! estes sim! devem se recolher a igreja como justificativa terapeutica e social para que os livres cidadãos possam dormir em paz e assim tudo se justifica no mundo atual, que é um céu.
Então vem o Santo Padre falar de doutrina, a sociedade emoldurada na opinião corrente se esquiva com todas as armas do politicamente correto, claro! para que doutrina? a igreja já não cuida dos desamparados o que é que ela quer mais? o povo tem fé? a fé dos brasileiros? ah porque o povo é inculto! a fé dos europeus? europeu sempre foi fanático! vale qualquer teoria, apoia-se qualquer teoria que seja capaz de lhes explicar que a doutrina não é util, não é relevante a modernidade, em suma não é cor de rosa.
para eles que a igreja se limite a dar sopinha.
Como explicam eles as palavras de Nosso Senhor que diz que nem só de pão vivera o homem?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário