terça-feira, 1 de julho de 2008

honestly, para quê que serve o ecumênismo?

honestly, eu tentei. sempre, ao ouvir uma sentença contra isto ou aquilo, com a capacidade natural de comtemporizar, reflito sobre esse argumento, ou aquele. assim tambem o fiz no caso do ecumenismo. qual é mesmo o principio básico do ecumenismo? "diferenças reunidas para um mundo melhor? superar diferenças por melhor convivencia? diferenças e convivencias sempre por um mundo melhor? " é isso né? os encontros, as aparências, as manifestações, os discursos dos ecumênicos dizem assim. os favoráveis ao ecumênismo, eles mesmo reunidos defendem que especialmente entre cristãos, judeus e muçulmanos deve haver entendimento, e mais do que isso, cooperação, união, alianças, pois tirando alguns detalhes, somos as principais religiões monoteístas e que temos o mesmo Abrãao por pai, que temos os mesmos mandamentos, que temos o mesmo principio de amar o proximo e por ai vai.... bem então é plausível que , se fosse asim, por que num estado laico estamos sempre em risco de ter que acatar a tantas leis ( nem digo anticristas) mas anti Deus? se o ecumenismo estivesse interessado num mundo melhor, por que naõ seriamos nós, cristãos, judeus e muçulmanos uma superforça antiateismo? ( anti imoralidade, anti violência, anti a idolatria, etc...) digo uma superforça anti dez mandamentos ou coisa assim? eu nunca vi, ( alguem ja viu?) um movimento desses três religiões contra coisas que são obviamente contra os dez mandamentos, como aborto ( não matarás) casamento gay ( tá no Levitico) no caso das células tronco embrionárias, um rabino disse no globo news que a lei não sofre nenhuma objeção por parte da comunidade judaica porque os judeus nem consideram que há um feto antes dele nascer, e que na barriga da mãe, ( pasmem!) só há água! ( para os judeus claro!) das duas uma: ou os judeus são anticientificos, ou são materialistas brutos,( só acreditam se pegam na coisa, no caso o recém nascido) vemos nessa estoria o refinamento e superioridade da doutrina catolica que nos permite antever as coisas. a igreja sempre anteviu os erros, uma das sutis diferencas entre a igreja e o estado é que a igreja antevê e recrimina antes que a coisa aconteça, o estado só pune depois do acontecido, ( isso quando pune) e chora pelo leite derramado. o ecumênismo afroxou a intolêrancia natural aos erros que todo católico devia ter, o que será que o ecumenismo fez com as outras comunidades religiosas?

Um comentário:

Anônimo disse...

Estranho... Você vê tv, então não é da Montfort. Acho q eles tb não gostam de Dostoiévski... Em qual dos tipos do post "dicionário" vc se classifica?

Ah, o melhor romance que já li na vida foi Guerra e Paz, que é mais uma epopéia em prosa que um romance, mas depois ler sobre a vida de Tolstoi me causou grande decepção. Depois vem Dostoiévski com Irmãos Karamazov, O Idiota e Os Demônios.